quarta-feira, 21 de maio de 2008

18 de Maio. Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O Serviço de Saúde Mental do Município de Lagoa da Prata, na última sexta-feria dia 16 de maio participou do desfile que marca o dia 18 de maio, data que refere-se o dia Nacional da Luta antimanicomial. O Evento foi realizado na Praça Sete em Belo Horizonte no período da tarde. Este data foi escolhida pelo Movimento da Reforma Psiquiátrica para que nacionalmente os serviços e a própria sociedade se mobilizasse pela mudança na forma de abordagem e tratamento aos portadores de transtornos mentais. O CAPS de Lagoa da Prata teve uma participação ativa no evento com a presença de mais de 40 usuários e profissionais.
O movimento e o dia nacional da luta antimanicomial foram criados, em 1987, por profissionais, familiares e usuários dos serviços de atendimento às pessoas acometidas de transtornos psíquicos, inconformados com o fracasso e a desumanidade do “tratamento” então praticado nos manicômios. Nestes enormes hospitais psiquiátricos, na sua grande maioria particulares e pagos pelo Ministério da Saúde, os “loucos” eram isolados da sociedade, neles residiam durante anos, eram medicados, submetidos a choques, lobotomias, maltratados, desrespeitados, anulados, separados e excluídos do convívio social.
"Quando chegar o momento
de vocês deixarem o mundo,
não tenham a preocupação de terem sido bons.
Isto não pe o bastante !
Deixem o mundo bom !
Brecht

Um comentário:

lele disse...

Oi Leo,ficou muito bom gostaria de postar no site q estou construindo este "18 de Maio."já coloquei uma pagina só para o Projeto Conviver e postei tb no meu blog.Aguardo vc lá:Parabéns.
http://www.hploco.com/saudemental
Gostaria de contar com a sua colaboração,fico grata.Lêda