segunda-feira, 14 de abril de 2008

A ideologia do Projeto ConViver em Imagens.




Deixe a imagem expressar algo que as vezes se torna difícil escrever











A comunidade também é parceira da Projeto. A união de diversos atores sociais (comunidade, associações e serviço público) é uma importante estratégia de ação e que mantém firme as ações cotidianas. Os conhecimentos adquirido durante o tratamento no CAPS pelo paciente agora é transmitido a população por eles mesmo, como em um processo de evolução. Antes eram aprendizes e agora se torna colaboradores do projeto, pessoas que antes se econtrava em momentos de depressão se sentindo inúteis agora tem algo pra contribiur ao próximo. O que podemos pensar na resignificação da doença mental e na sua capacidade de contribuir para a construção da subjetividade.





Momento em que o Projeto envolve os Profissionais das Unidades de Saúde da Família e em alguns instantes podemos flagrar a resignificação do profissional médico. Profissão que culturalmente está destinada a tratar de doentes e que tem como loco de trabalho o consultório se resignifica no sentido de intervir e promover a saúde mental. A imagem retrata o ato em que o profissional troca a caneta e o receituário por uma ação comunitária.








Dinâmica de lançamento do Projeto na Comunidade. A cosntrução da rede social solidária, momento onde pode-se mostrar para cada sujeito que não estamos só nesse mundo e que poder contar com alguém é algo terapêutico para a mente. A solidão e a insegurança já roubou muitas noites de sono destes cidadãos. Unidade de Saúde da Família - Bairro Américo Silva I




Grupo de Convivência na Comunidade do Bairro Monsenhor Alfredo. A possibilida de aprender algo que a vida ainda não tinha lhe dado a oportunidade. O novo desperta a mente e traz a satisfação de que a vida não acaba quando já se criou os filhos. A descoberta traz a cada um o sabor de que vale a pena viver para sentir novamente o gosto da descoberta. Nesta foto podemos ver pacientes do CAPS que retorna a comunidade de onde vieram para se inserir novamente. A resinserção social realizado com a convivência.




















Nenhum comentário: