domingo, 13 de abril de 2008


Projeto ConViver

Promoção de Saúde Mental na Atenção Primária



Para a Organização Mundial de Saúde - OMS, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social que não se caracteriza pela ausência de doença. Atualmente convivemos com uma estrutura social que para muitos é considerada adoecedora e que promove diversos transtornos físicos e mentais. Na rotina do sistema de saúde, a população tenta resolver “magicamente”, em consultas rápidas, as ansiedades e as dificuldades emocionais, sem confrontá-las abertamente. Vemos que a medicalização acaba por “entorpecer” os problemas sociais e psicológicos daqueles que buscam ajuda profissional para solucioná-los.
O projeto Conviver é desenvolvido no município de Lagoa da Prata, localizado na região Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais e tem como objetivo promover a saúde mental nas comunidades e oferecer alternativas de tratamento às pessoas portadoras e com risco de desenvolver transtornos mentais.Através de atividades artesanais, educativas e de lazer os profissionais das equipes de Saúde da Família reúnem a população em grupos de convivência em locais públicos da própria comunidade. Os pacientes são acompanhados pela equipe de saúde da família a partir do momento que iniciam a freqüência nos grupos. O projeto se destina a pacientes encaminhados pelos médicos das unidades básicas que os procuram com queixa de solidão, insônia, nervosismo e tristeza, e também a população dependente de medicamentos chamados “benzodiazepínicos”.
Um dos grandes resultados do projeto foi à criação de uma alternativa de tratamento a estes pacientes, pois antes o profissional tinha somente o medicamento como instrumento de intervenção. Outro resultado significante foi à vinculação dos pacientes que estavam sendo acompanhados pelo Centro de Apoio Psico Social – CAPS e encontrava-se em alta com a comunidade, assim foi possível evitar recaídas e promover a reinserção social dos usuários, além de promover a aproximação dos serviços de atenção primária e secundária.
A partir das pesquisas realizadas no projeto conseguimos perceber a importância de toda a equipe de atenção primária intervir e promover a saúde mental na comunidade, já que, na atual conjuntura o profissional encontra-se com uma visão reducionista do sujeito. Outra importante conclusão é que a convivência foi percebida pelos pacientes como uma potente alternativa na promoção de saúde mental e no tratamento de transtornos mentais leves, devendo assim ter um engajamento da equipe profissional através de uma visão integral do
1. Palavra Chave:
Promoção de Saúde, Saúde Mental, Atenção Básica

Nenhum comentário: